Detalhes sobre o produto
Sinopse:
Qual o valor de uma vida?
Quando vamos a um hospital é para buscarmos uma cura para os nossos sofrimentos, acreditando que no hospital, encontraremos o amor, a dedicação, e um médico comprometido que irá cuidar de nós. No juramento médico de Hipócritas, três parágrafos ilustram bem esse comprometimento e a expectativa que somos alimentados:
?-A saúde e o bem-estar do meu doente serão as minhas primeiras preocupações; - Partilharei os meus conhecimentos médicos em benefício dos doentes e da melhoria dos cuidados de saúde; - Não usarei os meus conhecimentos médicos para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça;? nem sempre é assim que ocorre em hospitais.
Esta obra é uma história de ficção que aborda fatos reais de mudança de conduta de alguns profissionais da medicina, que ignoram o juramento de médico dando lugar a ambição e ganância pelo dinheiro fácil.
Quais são os verdadeiros valores da vida? Está depositada em um banco? Em qual cofre da vida? Saint-Exupêry escreveu que ?Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana?. Esta é uma realidade silenciosa abordada na história desta obra, são ocorrências que interrompem o sonho de muitos para suprir a ganância de alguns.
Foi uma maneira que encontramos de denunciar as práticas criminosas que ocorrem na maioria dos países, em especial no Brasil, onde as autoridades se omitem, e a sociedade procura ignorar, contribuindo desta forma para fazer valer um provérbio popular. ?O erro do médico a terra cobre?.
No entanto, basta uma pequena reflexão para entendermos que nada tem mais valor na vida que a própria vida e que depende de cada um de nós buscar as respostas que nem sempre estão contidas em um frio relatório de uma certidão de óbito. Pierre e Jennifer, protagonistas da história perseveraram, apesar de muito sofrimento, mostraram a força do querer.
César Torres